OVJRP Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto  

 

Página inicial Diretoria da OVJRP Quem somos Eventos jornalisticos Notícias Faça seu cadastro Entre em contato com a OVJRP
 
  Quem Somos
 

Ribeirão Preto há muito vinha contando com tentativas de feiras do livro. Iniciativas de escritores audaciosos integrante da literatura e da cultura da cidade, em ocasiões diferentes, tentaram a implantação dessas feiras. Vários escritores tentaram implantá-las, sem resultado prático, antes que a nossa famosa Feira Nacional do Livro fosse implantada. A Feira do Livro, hoje é destaque não somente nacional, mas internacional. Lembro-me com saudade do tempo em que literatos ocupavam a Praça da Catedral com seus trabalhos e exposições.

Não nos cabe citar nomes, pois correríamos o risco de deixar alguns deles para trás. Muitos deles estão entre nós. Lembro-me que o lançamento de livros era uma festa. Clubes eram alugados e a participação de rádios e jornais era intensa, além da participação popular. Os livros eram vendidos praticamente a preço de custo! Não se pensava em vender livros para ganhar dinheiro, como muitos escritores fazem em nossos dias. Poucos, ainda cultivam o romantismo de levar pessoas a um determinado lugar para apresentar poemas, crônicas, contos e para bater um bom papo, ou mesmo para ver pessoas que há muito não viam! Reclama-se que não há leitores. Sabe-se que os preços dos livros é muito alo. Queixam-se os autores que as editoras e as livrarias são parceiras muito exigentes em relação ao preço e à disribuição dos livros.

Fica muito caro editar um livro no Brasil. Reclamam, ainda os escritores que essas editoras e livrarias não dão importância aos novos escritores nacionais e que somente valorizam os escritores internacionais. Temos que trabalhar muito para que isso seja mudado! A Feira Naciona do Livro veio para sanar em parte esse desprezo pelo escritor de Ribeirão Preto e região. O Movimento do Escritor de Ribeirão Preto e região, juntamente com a Feira do Livro, vieram amenizar a pobre situação do nosso escritor, mostrando o trabalho desses escritores para todo o público de 600 mil pessoas que compareceram à Feira do Livro.

Com o surgimento da Feira do Livro, o escritor de Ribeirão Preto e região passou a ter a oportunidade de pelo menos uma vez ao ano, apresentar seu trabalho literário! O Movimento dos Escritores leva os escritores às escolas para mostrarem seus livros. Alguns, entretanto, ainda não entenderam o valor da Feira do Livro e do Movimento dos Escritores para a divulgação de seus trabalhos. A Feira do Livro e o Movimento dos escritores estão fazendo a sua parte. Cabe agora, que todos os escritores passem a participar dessas duas entidades para que se ajudem a si próprios!

Cada escritor tem de fazer a sua parte! Para ajudar mais ainda nosso escritor, a Ordem dos Velhos Jornalistas com seu presidente José Carlos Barbosa teve uma maravilhosa e feliz ideia: a criação da Mostra do Livro do Escritor de Ribeirão Preto e região, que já foi apresentada em 2012 e estará sendo apresentada novamente de 11 a 14 de setembro no Centro Cultural Palace de nossa cidade. Esta II Mostra tem a finalidade de mostrar nossos escritores com excluisividade para todos que a visitarem. Com a colaboração do Centro Cultural Palace e sua diretora Meire Teixeira, da fundação Instituto do Livro e seu presidente Edvaldo Arantes e da Funpec editora, com seu diretor professor Francisco Moura Duarte, a I Mostra no ano passado treve um grande sucesso.

O trabalho deste ano foi dobrado e a colaboração continua. Estamos trabalhando para que neste ano a II Mostra seja muito melhor. Contando com a colabpração de todos para que alcancemos o sucesso desejado, deixo os meus agradecimentos.

José Carlos Barbosa
Presidente na Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto.

 
 
 Patrocinadores  
OVJ
 Patrocinadores Solidários
       
 Apoio  
   
contato@ovjrp.org.br Rua Camilo de Matos, 584
16 - 3636 3636 Jd. Mosteiro
  Ribeirão Preto - SP
  Cep: 15085-340